Novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Simões Filho tomam posse para o Biênio 2017-2019

Os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Simões Filho/BA tomaram posse na tarde desta quinta-feira (16) para o biênio 2017-2019. A cerimônia ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, localizada no Centro e contou com a presença de usuários, trabalhadores e gestores da saúde. Uma das principais responsabilidades do Conselho Municipal de Saúde é fiscalizar as ações, recursos e o andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Rafael Myranda, que presidiu o CMS nesse último mandato, esse é um momento ímpar e significativo para a sociedade civil. “Que os novos representantes do Conselho venham com garra e determinação para trabalhar em prol da saúde de Simões Filho. Cada um de nós devem fazer sua parte que é fiscalizar e deliberar sobre as ações e serviços que o município tem oferecido aos simoesfilhenses, de forma que eles sejam cada vez melhores”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Maria Betânia, ressaltou que o constante diálogo entre conselho e gestão permitiu a execução de diversas ações conjuntas que beneficiaram a população de forma continua. “Tudo o que foi construído pelo conselho em parceria com a gestão, trabalhadores e usuários foi fruto de muito debate, compreensão e equilíbrio, buscando sempre melhorar a atenção das pessoas que necessitam da saúde”, destacou a gestora.
Um dos princípios mais importantes do SUS está relacionado com a participação da sociedade no processo de fiscalização dos recursos e do andamento dos trabalhos realizados no Sistema Único de Saúde. A importância da atuação do Conselho Municipal, desta forma, garante a inclusão direta da população no controle e na elaboração de políticas para a gestão de saúde na cidade.
Mesa Diretora do CMS 2017/2019
O Presidente do CMS, Rafael Myranda, realizando seu ultimo ato fez a leitura do Decreto de Posse dos novos conselheiros e em seguida, a secretaria de saúde entregou os decretos aos novos membros e deu  Posse. Após a solenidade de posse, foi realizada a votação da mesa diretora que vai comandar o CMS para o biênio de 2017-2019, sendo chapa única: José Carlos Deiró Ferreira (Presidente), Rafael Myranda (Vice-presidente) e Luciene Santana Machado ( Secretaria Executiva). A Chapa única foi eleita por unanimidade por todos os conselheiros.
O novo presidente do CMS, José Carlos Deiró(Kiko),  parabenizou todos os envolvidos nesse processo eleitoral. “Conseguimos realizar um processo de recondução das instituições e agora estamos empossando os membros, então gostaria de parabenizar ao Presidente que me antecedeu pelo seu empenho em sempre buscar melhorias para o Pleno do Conselho e para a saúde em geral e quem ganha com isso é o controle social, a população e a sociedade que está aqui representada com 6 usuários, 3 representantes dos trabalhadores e 3 gestores de saúde”, explicou a presidente.
Conselho Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde é órgão permanente, deliberativo e normativo do SUS no âmbito municipal, que tem por competência formular estratégias e controlar a execução da política de saúde do município, inclusive nos seus aspectos econômicos e financeiros.

0 comentários:

Postar um comentário