6ª CAMINHADA PELA LIBERDADE RELIGIOSA DO RIO DE JANEIRO

Secretaria do Ambiente participa da Caminhada pela Liberdade Religiosa


No próximo domingo (08/09), a Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (Seam/SEA) participará da 6ª Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Promovido pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), o evento terá início às 11 horas, no Posto 6, e percorrerá a orla até o Leme. São esperados 300 mil caminhantes.
A Seam estará presente com uma ala composta por ambientalistas e lideranças religiosas, que participam do Elos da Diversidade, componente do programa Ambiente em Ação. Executado em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Elos da Diversidade instrumentaliza ações socioeducativas em defesa da diversidade cultural e do resgate dos saberes tradicionais. Uma das propostas do programa é a criação de espaços sagrados em áreas protegidas, de modo a preservar tanto os recursos naturais quanto as práticas culturais a eles associados. O primeiro espaço sagrado, em fase final de institucionalização, será criado na Curva do S, na Floresta da Tijuca, Zona Norte do Rio, tradicional área de uso dos povos e comunidades de terreiro.
 Instalada no Posto 6, a tenda do Elos da Diversidade abrigará representantes da SEA, autoridades e religiosos, entre eles os membros do Conselho de Guardiões do Sagrado e da Natureza – grupo de lideranças umbandistas e candomblecistas empenhadas na construção de políticas públicas que garantam a diversidade da natureza e das culturas em unidades de conservação.
 A Caminhada
Em 2007, após uma seqüência de atos de violência contra grupos religiosos de matrizes afro-brasileiras, foi organizado um protesto nas escadarias da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. Pessoas de diferentes religiões, ateus e agnósticos participaram contestando a intolerância e a imposição das crenças hegemônicas.  No ano seguinte, constituída a CCIR, organizou-se a primeira caminhada, que reuniu cerca de 20 mil pessoas. Na quinta edição, em 2012, a caminhada teve público de mais de 200 mil pessoas, segundo estimativa dos organizadores. Informações sobre a CCIR em www.eutenhofe.org.br.


Mais informações:
 Paulo Ferreira - paulo@comunicaseam.com.br  (21) 2334-0713(segunda a sexta, das 9h à 17h)
 Marcos Maia – marcos@comunicaseam.com.br – (21) 9389-8953

 Onde?
Praia de Copacabana, Rio de Janeiro.
Concentração no Posto 6, a partir das 10 horas
 Quando?
8 de setembro de 2013 – 11 horas

0 comentários:

Postar um comentário