Florianópolis ganha o primeiro e mais completo guia turístico on-line voltado para o público LGBT

Florianópolis acaba de ganhar o primeiro e mais completo guia turístico on-line voltado para o público LGBT, com foco tanto no turista nacional quanto estrangeiro. O portal Brazil Gay Tourism (BGT) (brazilgaytourism.com) em três idiomas (português, inglês e espanhol, sendo que este último entrará no ar nos próximos dias), traz informações completas sobre a cidade, com destaque para os 40 estabelecimentos gay friendly existentes, além das três praias populares para este público, e as opções de qualidade nas áreas de cultura, gastronomia, hospedagem e lazer.

E o investimento no novo portal não é à toa. De janeiro a março do ano passado, estima-se que Florianópolis recebeu cerca de 77 mil turistas LGBT, que gastaram na cidade aproximadamente R$ 61 milhões. Este cálculo do brazilgaytourism.com é feito com base no número total de turistas que visitaram a cidade (Fonte: Santur) levando-se em conta que 5% deles são LGBT (Fonte: Organização Mundial de Turismo) e que gastam 30% a mais (Fonte: São Paulo Turismo e Expo Business LGBT 2012).

O portal traz informações sobre a história da cidade, agenda de eventos e festas, pontos turísticos, praias, passeios, compras, beleza e saúde, e turismo de aventura. No setor de hospedagem, há opções de hotéis, pousadas, albergues e aluguel de temporada. E não poderiam faltar as melhores dicas dos restaurantes, bares e boates mais badalados da cidade. E para finalizar, um serviço completo sobre transportes: passeios fretados, táxi, linhas de ônibus, aeroporto, rodoviária e mapas personalizados.
Apesar de o nome estar associado ao turismo, o portal visa a atender também o público local, servindo como uma referência na busca de informações sobre os principais serviços de seu interesse disponíveis na cidade, como médicos, dentistas, lojas, e agenda semanal de eventos e festas.
A iniciativa foi do administrador de empresas Gianfranco Morbini, e sua sócia e esposa Svetlana Morbini.
“O site está aberto não apenas aos estabelecimentos já frequentados por este público, mas também àqueles que ofereçam um serviço de qualidade e uma linha de trabalho voltada ao respeito à diversidade”, explica Gianfranco.
“São pessoas geralmente de bom poder aquisitivo, sem filhos, que gostam de viajar de três a quatro vezes por ano, e de alto nível cultural, por isso, são mais exigentes com a qualidade, tanto dos serviços quanto dos produtos ofertados”, afirma Svetlana.
Um dos dados que chama a atenção é o fato de que 60% deste público realiza pesquisa on-line sobre o destino antes de fazer a viagem. “Esta é uma característica forte deste público. Gostam de pegar informações antes de viajar, de saber os lugares onde podem ir e que serão bem atendidos. Foi aí que vislumbramos a oportunidade”,afirma.
No site há informações também sobre Balneário Camboriú, outra cidade considerada gay friendly, e pretende-se estender a atuação do portal a outros destinos em Santa Catarina que queiram desenvolver o turismo deste segmento. O projeto dos empresários é tornar o guia nacional, desenvolvendo novos portais com informações sobre outros destinos gay friendly do Brasil.
O surgimento da ideia
A ideia de fazer um guia voltado para o turista LGBT surgiu em 2007, quando Gianfranco desenvolveu um guia fictício dentro da disciplina de Empreendedorismo no curso superior de Administração da UFSC. Ele se formou, trabalhou em outras áreas, e cinco anos depois retomou o projeto junto com sua esposa Svetlana, que é tradutora e natural da Sibéria.
Eles iniciaram o projeto por meio de uma intensa pesquisa sobre o assunto, buscando informações sobre o turismo gay principalmente em fontes estrangeiras (sites e revistas especializadas, pesquisas de mercado, etc.) em países como Estados Unidos e Austrália, onde este setor é bastante desenvolvido.
Em setembro, os empresários lançaram um blog, como uma forma de testar o interesse do mercado. E os resultados foram surpreendentes. Mesmo com pouca divulgação, até então já tiveram mais de 6 mil visitas e mais de 140 mil páginas acessadas.

Mais informações
Jornalista Roberta Sandreschi
Amplocom - Soluções em Comunicação
(48) 9111-9272 - 9146-4997

0 comentários:

Postar um comentário