“Vereadores 2012″: Rafael Myranda/Simões Filho

A série “Vereadores: Eleições 2012 e a cidadania LGBT” é uma promoção do site Gay Brasil que tem a intenção de apresentar à eleitora e ao eleitor LGBT o perfil e as propostas de candidatas e candidatos a vereadoras e vereadores das Câmaras Municipais das cidades brasileiras.
Dessa vez publicamos a entrevista com Rafael Myranda, candidato do Partido Trabalhista Renovador Brasileiro – PTRB, à Câmara Municipal de Simões Filho – BA. Com 21 anos, Rafael representa não só a população LGBT mas, também, o protagonismo juvenil nestas eleições.
O PTRB foi fundado por Levy Fidelix e dissidentes do então PTR – Partido Trabalhista Reformador, e somente disputou cargos eletivos em 1994, com pequena expressão nas urnas. Após essa experiência, o grupo fundador se reorganizou, com sucesso, fundando a legenda.

Rafael Myranda é candidato à vereador em Simões Filho, na Bahia, pelo PTRB e tem como bandeiras os direitos LGBT e da juventude. (Foto: Divulgação)

Rafael Myranda é auxiliar administrativo no SAC de Camaçari e está se licenciando em História. De acordo com Rafael, ele se filiou ao PTRB porque foi “o partido que apostou numa candidatura LGBT na cidade”.
Simões Filho é um município do Estado da Bahia, localizado ao lado de Salvador, e com uma população estimada em 107.561 habitantes. Foi criado com a emancipação da capital baiana e sua denominação atual data de 07 de novembro de 1961, numa homenagem ao jornalista e político Ernesto Simões Filho, fundador do jornal “A Tarde”.
Conheça as plataformas de atuação pela cidadania, respeito e inclusão da diversidade sexual na ordem política municipal de Rafael Myranda.
GB – Você poderia apresentar para a eleitora/eleitor LGBT um breve relato de, no máximo três parágrafos, sobre sua história e atuação em prol dessa população?
Rafael Myranda – Sou candidato pela primeira vez. Na ultima eleição ajudei um candidato a deputado, mas é minha primeira vez como candidato a um cargo político.
Acredito que a atividade política é um direito universal, mas a representatividade política é uma necessidade de todos os grupos de nossa sociedade, seja com representantes próprios ou com representantes comprometidos com as demandas dos segmentos a que se pré dispõem a representar. O principal motivo de minha candidatura é tentar lutar por políticas públicas de direito humanos, principalmente para o segmento de mulheres, negros e LGBT que são os mais desfavorecidos da sociedade
Atuo há 4anos em movimentos sociais e tenho histórico de luta no movimento estudantil (onde fui de grêmio e da União Jovens Socialistas), depois LGBT, na saúde e em prol dos direitos humanos.
Sou do Grupo Contra o Preconceito, de Simões Filho-BA (http://grupocontrapreconceito.blogspot.com), filiado ao Fórum Baiano LGBT e Coordenador Nacional/Nordeste da ARTGAY JOVEM. Pertenço, ainda, à Congregação Mãe de Deus (CMD) e sou seminarista inclusivo.
Hoje, como candidato a vereador por Simões Filho me sinto preparado para continuar a luta pelos direitos dos jovens e estudantes em todas as suas especificidades.

Simões Filho é um município da região metropolitana de Salvador, com 107.561 habitantes.

GB – Em um cenário político conservador e fundamentalista, contrário aos direitos da diversidade sexual, como você acredita que o vereador possa atuar a favor das políticas públicas para a população LGBT?
Rafael Myranda – Vou citar Nelson Mandela: “Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da idade, cor, raça ou orientação sexual. Se aprenderam a odiar, é possível aprender a respeitar”.
Por isso escolhi algumas áreas de atuação se eleito for:
Cidadania – Instituir o dia municipal de combate a Homofobia.
Educação – Incluir no plano municipal de educação diretrizes para uma educação sem homofobia.
Saúde – Colocar na lei de diretrizes orçamentária recursos para implantação do política municipal de saúde integral LGBT.
Segurança – Criar o Grupo de Trabalho para segurança pública municipal de LGBT.
Habitação – Garantir a prioridade de casas para Travestis, Transexuais, Lésbicas e Gays expulsos de casa ou de baixa-renda.
Cultura – Apoiar eventos culturais que promovam a paz e a diversidade cultural, como a parada LGBT, mostras , festivais.
Mulher – Estender todas as ações voltadas para as mulheres heterossexuais, para as lésbicas, bissexuais e transexuais.
Trabalho – Garantir a qualificação profissional de Travestis, Transexuais, Gays e Lésbicas para o mercado formal de trabalho reforçando a luta para que a prostituição não seja única opção de trabalho.
Comunicação – Incluir nos materiais de divulgação da Câmara Municipal e dos Órgãos da Prefeitura imagens positivas de pessoas LGBT.
Assistência Social – Garantir acesso das Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis e Transexuais aos programas de assistência social dos Governos, como bolsa família, Loas, bolsa escola,…
Memória – Conferir título de cidadania, nomes de ruas, praças, avenidas, para LGBT que ajudaram a construir a história de nossa cidade.
Legislativo – Apoiar todas as ações voltadas ao combate a Homofobia, realizando audiências públicas e sessões na Câmara Municipal voltadas ao tema.
Renda – Apoiar a formação de cooperativas de Lésbicas, gays, Travestis ou Transexuais como forma de ampliar o desenvolvimento econômico municipal.
Administração – Criar na estrutura administrativa: O Conselho Municipal de LGBT, A Coordenadoria Municipal LGBT, o Plano Municipal LGBT e o Centro de Referencia de combate a Homofobia.

“Se eleito, planejo construir um mandato participativo. Sem ouvir a população em sua diversidade fica muito difícil pensar projetos de lei que, de fato, contemplem a população”, declarou Rafael Myranda.

GB – Você pretende interagir com o Executivo Municipal buscando aprovar projetos de lei que contemplem a comunidade LGBT? Quais projetos de lei você pretende apresentar?
Rafael Myranda – Se eleito, planejo construir um mandato participativo. Sem ouvir a população em sua diversidade fica muito difícil pensar projetos de lei que, de fato, contemplem a população.
Vou também fiscalizar as políticas públicas com ênfase na saúde e cultura e lutar fortemente pela criação da secretaria municipal de direitos humanos com coordenadorias de políticas para negros, LGBT, mulheres.
Outra tarefa que irei me empenhar é pela criação da Secretaria de Juventude e da implementação do Conselho de Juventude com políticas oriundas dos próprios jovens, construindo assim um mandato participativo.
GB – Quais as áreas que você considera como fundamentais para a inclusão e cidadania da diversidade sexual?
Rafael Myranda – Além das que já citei acima, nosso mandato será importante canal de diálogo, protagonismo e participação das minorias com o poder público para discutir políticas setoriais como educação, saúde, trabalho e renda, agricultura, direitos humanos, esporte, cultura, lazer e segurança pública e o orçamento municipal (PPA, LOA e LDO).
GB – Por que a comunidade LGBT deve te eleger?
Rafael Myranda – Resolvi sair candidato para defender a diversidade humana: homens, mulheres, heterossexuais, bissexuais, lésbicas, gays, trans, adolescentes, jovens, adultos, idosos, brancos, negros, indígenas, pessoas com deficiências, portadores do HIV, de hepatites, de hanseníase, de diabetes, evangélicos, católicos, espíritas, umbandistas, candomblecistas, ateus.

Fonte:Site Gay Brasil

0 comentários:

Postar um comentário