Pele mais saudável

Estar com a pele bonita e bem hidratada nem sempre é tão simples quanto parece. Usar um bom protetor solar e passar sempre o hidratante adequado são princípios básicos. Ainda assim, vez ou outra estamos suscetíveis às manchas que insistem em aparecer. Estudos recentes mostram que 75% da radiação que recebemos – responsáveis pela maior parte das manchas de pele – é decorrente períodos de exposição diária e não daquelas horinhas a mais na praia ou no clube.

Cuidados com a pele devem ser redobrados durante exposição ao sol.
Pensando nas necessidades e nos cuidados da pele masculina, a indústria do setor criou novas bases como seruns, mousses, géis com toque seco ou loções oil free. E os próprios dermatologistas passaram a utilizar novas técnicas para atender as exigências do homem moderno. Especialista no tema e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcelo Bellini aponta que, hoje, os problemas que mais afetam a pele masculina são o melasma, as sardas e a melanose.
O melasma são aquelas manchas que aparecem principalmente na bochecha e, se não forem bem tratadas, podem afetar todo o rosto como se fosse uma máscara. “O melasma é mais frequente nas mulheres numa proporção de 3:1 homens, mas vem crescendo dia a dia no público masculino”, alerta o dermatologista.
"Os tratamentos são voltados para reduzir ou quebrar o pigmento, mas a informação para produzir mais continua, por isso dizemos que não existe cura, e sim controle”, completa. O tratamento pode ser feito com peelings seriados contendo mix de ácido retinóico, ácido kójico, ácido fítico, hidroquinona e emblica que são substâncias clareadoras. As sessões são realizadas a cada 15 ou 20 e são necessárias de 3 a 4 sessões para obter bons resultados. Uma segunda alternativa é o laser Q-Switched, que tem maior afinidade pela melanina. Para o laser são necessárias 10 sessões, uma vez por semana, e os resultados começam a aparecer a partir da 5ª sessão.
“Outro coadjuvante ao tratamento é o uso de cápsulas via oral que aumentam a proteção das células contra a radiação e ajudam também na prevenção do reaparecimento das manchas. Os componentes mais utizados são: Polypodium leucotomos, reservatrol, picnogenol, licopeno, vitaminas C e E. São de uso diário e dose prescrita pelo dermatologista”, explica.
Resultado da exposição excessiva ou até mesmo de queimaduras pelo sol em peles claras, tem gente que pode até achar beleza nas sardas, mas se elas não forem bem cuidadas, podem se juntar e formar manchas maiores. Elas aparecem no rosto, principalmente no nariz e nas bochechas, e também nas costas. Para o tratamento, o especialista indica entre três a quatro sessões de luz pulsada, uma vez por mês. E o uso de filtro solar é obrigatório.
Já a melanose são manchas pequenas, do tamanho de uma ervilha, que podem se juntar e formar manchas maiores. Elas geralmente surgem no dorso das mãos e no rosto e costumam se manifestar a partir dos trinta anos. “Mas podem aparecer antes se a exposição solar for muito acentuada”, alerta o dermatologista. Para o tratamento, de quatro a cinco sessões de luz pulsada, ou de laser Q-Switched, uma vez por mês.

0 comentários:

Postar um comentário