29 de agosto é Dia da Visibilidade Lésbica

Data lembra realização do I Seminário Nacional de Lésbicas no Rio de Janeiro, em 1999

Vinte e nove de agosto é uma data importante para o movimento LGBT em geral, e para lésbicas em particular. O motivo é a celebração do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A data é uma homenagem à maior organização das homossexuais femininas.
Em 29 de agosto de 1999, começou o I Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), no Rio de Janeiro. Foi um fato inédito: era a primeira vez que as lésbicas, cerca de 100, reuniram-se para debater questões específicas e até para denunciar o machismo que, acredite, existe dentro do movimento LGBT.
O nome visibilidade tem uma razão de ser. A proposta é lutar para que as questões lésbicas e até elas próprias consigam espaço na sociedade para serem vistas e se coloquem como protagonistas de sua bandeira. Há crítica dentre lésbicas de que os meios de comunicação, o mercado e até o ativismo invisibilizam a lesbianidade.
Um fruto simbólico dessa luta é a colocação da letra L, de lésbicas, na frente da sigla LGBT. Fazer isso é um primeiro passo para que o movimento como um todo se comprometa com essa defesa.

0 comentários:

Postar um comentário