São Paulo terá o primeiro museu Gay da América Latina



A praça da República em São Paulo irá ganhar o primeiro museu gay da América Latina. O projeto terá duas áreas de 150 m² no total localizadas na estação República do metrô.
O espaço foi batizado de Centro Cultural, Memória e Estudos da Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. O objetivo é resgatar memórias da comunidade gay, expor trabalhos que retratem o movimento através das artes e ser uma referência para gays que busquem auxílio.


O local foi escolhido pela grande concentração gay na região. Fora isso, passam pela estação cerca de 4,6 milhões de pessoas por dia, o que aumenta a visibilidade do museu. "Há 20 anos se assumir gay ou lésbica era praticamente impossível, quanto mais lutar pelos nossos direitos. O centro cultural fará a população refletir e conhecer as dificuldades do movimento" diz Heloísa Gama Alves, da Secretaria da Justiça.


A primeira iniciativa será feita durante a 16º Parada Gay de São Paulo. "Será uma exposição de estampas e camisetas", antecipa Franco Reinaudo, coordenador geral da Cads (Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual).


A ideia é que o museu inaugure em 2013. Com isso, São Paulo se junta a São Francisco nos EUA e Berlim na Alemanha, que tem projetos parecidos.

0 comentários:

Postar um comentário