No sábado (17) tem cinema e bate-papo no Beco dos Artistas

No próximo sábado (17), às 15h, haverá, novamente, sessão de cinema gratuita no Bar Cultural, no Beco dos Artistas com o filme “Minha Vida em Cor de Rosa” (Ma Vie En Rose / 1997). O Projeto Cine Beco, realizado pelo Psiqueer (Grupo de Discussão entre Psicologia e Teoria Queer) em parceria com a Associação Cultural do Beco dos Artistas, tem a proposta de discutir sexualidade, identidade e preconceito com os adolescentes e frequentadores do Beco, no Centro de Salvador. “O filme é interessante pois mostra como nossa cultura impõe formas de existência aos corpos, que passa pela masculinidade para os homens e feminilidade para as mulheres. Os sujeitos que não se adequam à essas normas tendem a experienciar os estigmas, preconceitos e abjeções”, afirma Gilmaro Nogueira, psicológo e membro do Psiqueer.
Local tradicional do roteiro LGBT, o Beco oferece bares, músicas e performances de drags e uma grande diversidade de pessoas na noite soteropolitana. Levando o cinema até o Beco, espera-se “conversar, dialogar, ouvir e dar apoio psicossocial, se necessário, mas sempre respeitando limites, falas e desejos de cada sujeito”, pontua Gilmaro. “A dinâmica de discussão sobre diversos temas, ao lidar com diferenças de toda ordem, ajuda a criar uma empatia que viabiliza a amenização dos preconceitos que nos são imbutidos pela sociedade em que vivemos”, confirma Lucas Lobo, estudante de direito e um dos coordenadores da iniciativa.
Esta é a segunda edição do evento que, em 26 de novembro, exibiu o filme Saindo do Armário (Get Real, 1998), seguido de uma conversa animada sobre auto-aceitação. “É uma oportunidade para discutirmos os corpos que subvertem as normas, numa sociedade em que os próprios sujeitos não-heterossexuais reproduzem o preconceito contra gays afeminados e lésbicas masculinizadas, uma chance para desconstruirmos essas noções de naturalidade sexual que tanto causam mal-estar”, conclui Gilmaro.

0 comentários:

Postar um comentário