Cine Psiqueer: evento discute sexualidade através de filmes

Na próxima sexta-feira, 14, o Cine Psiqueer apresenta o longa “Não conte a ninguém” (No se lo digas a nadie), a partir das 17h30, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris, Salvador). O evento é gratuito e reúne, todo mês, dois convidados para debater o assunto em pauta e interessados nas discussões sobre sexualidades e gênero, sempre pautadas no eixo central de um filme exibido.

Dessa vez, o mestrando em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Ricardo Santana, e o jornalista Júlio Sanches é que conduzirão as discussões acerca da dificuldade que muitos encontram em assumir à sociedade uma identidade homossexual, além de a possível rejeição sofrida desde o ambiente familiar. Assumir determinadas identidades sexuais pode significar para o indivíduo um grande custo psíquico, pois há sujeitos que, aos sentirem desejo pelo mesmo sexo, consideram-se anormais, causando sofrimento e angústia”, diz o psicólogo Gilmaro Nogueira, um dos organizadores do Psiqueer.

Especialista em Estudos Culturais e mestrando em Cultura e Sexualidade pela Universidade Federal da Bahia, Gilmaro ainda defende: “É importante discutirmos as implicações políticas e afetivas que o preconceito causa na vida dos sujeitos. É uma oportunidade de debatermos modos de atuação no espaço cotidiano, formas de superarmos o discurso estigmatizado".

CINE PISIQUEER

Iniciado em 2011, o Projeto é desenvolvido com a coordenação do “Psiqueer”, que consiste em um grupo de estudos e debates em psicologia e Teoria Queer. Com foco no público LGBTTIQAS, que abarca identidades de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexuais, queers, assexuados e simpatizantes, busca reduzir o preconceito das identidades não-heterossexuais.

Mais informações:
Gilmaro Nogueira: (71) 88481542

SERVIÇO:
O quê: Cinepsiqueer apresenta filme “Não conte a ninguém” (No se lo digas a nadie)
Quando: dia 14 de outubro, a partir de 17h30
Onde: biblioteca Pública do Estado da Bahia. Rua General Labatut, Barris, Salvador. Sala de Projeção, 3° Andar.
Evento gratuito

Fonte: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário