GGB lança livro em homenagem ao Dia do Orgulho Gay

A equipe de reportagem do Consulado Social esteve no Palácio Rio Branco para o lançamento do livro o Boletim do GGB, em homenagem ao dia do orgulho gay. O livro relata fatos vividos por homossexuais na Bahia, no Brasil e no mundo e reúne todos os exemplares do Boletim de 1981 a 2005. Estiveram presentes as vereadoras Vânia Galvão (PT) e Olívia Santana (PC do B), dentre outras autoridades.

Para o antropólogo, historiador e pesquisador Luiz Mott (foto), o exemplar possui arquivos do movimento gay, além de registros ofíciais sobre crimes contra o homossexual. “O Boletim GGB é a reunião de 47 boletins dos fatos registrados da luta dos direitos humanos dos gays na Bahia, no Brasil e no mundo numa época particularmente dramática por causa da epidemia do HIV”, afirma.

“Temos registro de assassinatos de mais de 3000 homossexuais nos últimos 30 anos. É uma grande coleção de produção artística e cultural com poemas gays e lésbicos,encontros nacionais de homossexuais e notícias da história LGBT do Brasil e do Mundo”, complementou Mott.

Mott afirma que a mídia tem dado muito espaço para o homossexual na Tv e em outras esferas da sociedade. Porém, os números da violência contra gays no Brasil ainda é enorme e preocupante também. “O Boletim mostra que houve progresso em áreas da sociedade e dos meios de comunicação, além da receptividade do governo ao apoiar o LGBT, porém o Brasil continua sendo o campeão de assassinatos contra homossexuais. Foram registrados no ano de 2010, mais de 260 crimes e até junho foram 75 . Se há um progresso cor de rosa há também um lado vermelho sangue que precisa ser mudado”, destacou.

Além do livro, no dia 30, quinta-feira, haverá uma sessão especial na Câmara com a presença de lideranças do movimento.

Fonte: Consulado Social

0 comentários:

Postar um comentário