Polêmica na Internet

 Jean Wyllys recebe ameaça de morte por defender união gay.
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) sofreu três ameaças de morte nesta sexta-feira (18) pelo Twitter. O professor e ex-participante do Big Brother Brasil atribui os ataques a fanáticos religiosos que se opõem a ele por defender no Congresso a aprovação da união civil homossexual. Wyllys também é a favor da distribuição de material didático anti-homofobia (chamado pejorativamente de "kit gay") nas escolas públicas.
Uma das mensagens direcionadas ao deputado nesta tarde dizia: "É por ofender a bondade de Deus que você deve morrer", conta Wyllys. A segunda ameaçava: "Cuidado ao sair de casa, você pode não voltar". E, por fim, outro recado na rede social afirmava que "a morte chega, você não tarda por esperar". O baiano respondeu avisando que denunciaria os casos à delegacia de crimes virtuais.
Esta não é a primeira vez que o parlamentar - assumidamente homossexual - se envolve em polêmicas na Internet. Ele já entregou a seu advogado o material que conseguiu guardar de dois perfis do Twitter, que defendiam o assassinato de gays. Um dos internautas "defendia ideias neonazistas, enquanto outro misturava ataques com pregações evangélicas", relata.
"São fanáticos, são pessoas doentes", afirma. "Não posso minimizar a responsabilidade dos pastores evangélicos nisso, porque eles conduzem as pessoas demonizando minorias".
Wyllys é favorável ao PLC 122, projeto de lei desarquivado pela senadora Marta Suplicy (PT-SP), que trata da união homoafetiva. (conheça melhor o projeto (aqui)
Ele afirma que também foi alvo de críticas por conta de discursar a favor do polêmico "kit gay". Esse foi o "apelido" dado pelo deputado evangélico Jair Bolsonaro (PP-RJ) a cartilhas e vídeos sobre preconceito e bulliyng que o Ministério da Educação quer distribuir em escolas públicas.
No primeiro envolvimento de Jean com ofensas a homossexuais na Internet ainda este ano, ele conta que não havia sido atacado diretamente. Ele nega, porém, que a atitude de levar os dois primeiros casos à polícia tenha provocado retaliações. "Só reagi porque estavam incitando a morte de homossexuais". Wyllys acredita que tenha se tornado alvo fácil também pelo status de "celebridade" conquistado com a participação no reality show da TV.

0 comentários:

Postar um comentário