UFBA sedia pré-encontro nacional universitário sobre diversidade sexual

Entre os dias 11 a 13 de fevereiro, universitários de todo o pais irão se reunir em Salvador para participar do I Pré- ENUDS 2011. O evento de caráter organizativo tem por objetivo discutir a construção do IX Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual (ENUDS), que este ano ocorrerá na UFBA, no segundo semestre de 2011.   
Durante o encontro, os mais de 50 participantes debaterão o tema, a data e a programação do encontro que em sua última edição, realizada em outubro de 2010 na Unicamp, reuniu mais de 600 estudantes Universitários de diversos estados do Brasil. Para Salvador, a perspectiva dos organizadores é reunir mais de 800 pessoas.

O ENUDS surgiu a partir da mobilização de estudantes para o “Ato CONUNE”, realizado em junho de 2003, durante o 48º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia, com o objetivo de denunciar a homofobia existente dentro do movimento estudantil. 
Em novembro do mesmo ano, ocorreu em Belo Horizonte o I ENUDS, com o objetivo de discutir o combate a homofobia dentro dos estabelecimentos de ensino universitário e desde então é realizado todo ano, sempre em uma universidade diferente. Para o organizador do "Ato CONUNE" em 2003, Dário Neto, da USP, graças ao ENUDS, “hoje o movimento estudantil discute muito mais sobre diversidade sexual” e como conseqüência “várias universidades conseguiram discutir, fazer propostas e intervir” contra a homofobia em suas instituições. 
Para o membro fundador do Coletivo Kiu! de Diversidade Sexual da UFBA, Ricardo Santana, o ENUDS na Bahia, “significa uma oportunidade para quem se interessa pela diversidade sexual possa discutir e construir novos conhecimentos sobre o tema”. Além disso, o nono encontro tem como desafio “se pensar o ENUDS para além do encontro, propondo rumos e perspectivas que intervenham de fato na sociedade para que a violência homofóbica não aconteça”, ressalta Ricardo.
A participação é aberta a todas e todos estudantes e militantes dos movimentos sociais e LGBT que estejam interessados na construção do encontro. O I Pré-ENUDS 2011 acontece no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, localizado no campus da UFBA, em Ondina.

Fonte: Comissão de Comunicação do XI ENUDS

0 comentários:

Postar um comentário