Parada LGBT de São Sebastião do Passé comemora 5 anos e se consolida no Estado

SÃO SEBASTIÃO DO PASSÉ - Confirmando as previsões, a V Parada do Orgulho pela Diversidade LGBTS de São Sebastião do Passé levou às ruas do município baiano uma bela festa, precedida por discursos contra a homofobia. O público foi estimado em 20.000 pessoas pela Polícia Militar, e em 50.000 pela organização do evento. Delegações de Lauro de Freitas, Feira de Santana, Madre de Deus, Catu, Dias D´ávila, Alagoinhas, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, Camaçari, Aracaju, Candeias, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, dentre outros municípios, participaram da Parada.


O decano Wellington Andrade foi homenageado pelo Grupo ADAMOR e ainda comandou as discussões no trio. Foram homenageadas também a ialorixá Mãe Juliana, o babalorixá Benedito (que justificou ausência devido ao falecimento de um ente querido), o coordenador de Direitos Humanos do Grupo Fênix, Alessandro Monte, o ex-presidente do GLICH, Rafael Carvalho, e a vereadora de Salvador Marta Rodrigues (veja a relação completa no box no final da matéria).

O Fórum Baiano LGBT esteve representado pelo presidente do GLICH, Fábio Ribeiro, e o coordenador da Rede Afro LGBT, Nilton Luz. Inúmeras lideranças políticas estiveram em São Sebastião do Passé, como Ysraylla Drummond (Grupo Gay de Dias d’Ávila), Ícaro Ceita (Adé Diversidade) , Baby Nicácio (Grupo Fênix de Pojuca), Franklin Silva (Grupo Gay de Lauro de Freitas), Ivan Nascimento (Grupo Gay Ambiental de Praia do Forte), Rafael Myranda (GCP -CIA/ Simões Filho), Bira Lopes (GRITTE – Mata de São João), Tarcila Cavalcante (Organização Homossexual Geral de Alagoinhas) e Paulo Paixão (Grupo Gay de Camaçari). A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos foi representada por Danilo Bittencourt, que permaneceu na cidade da abertura política do evento na sexta 30 ao final da Parada, no domingo dia 1º.

O evento também contou com a participação de referências políticas de todo o estado. A vereadora Marta Rodrigues, após receber homenagem do ADAMOR pelas ações em favor de LGBT, fez um discurso ardoroso de apoio às lutas do movimento LGBT na Bahia. As demais autoridades, candidatas ao Legislativo Estadual, não puderam se pronunciar no trio devido às normas do Tribunal Superior Eleitoral: as também vereadoras de Salvador, Olívia Santana (PCdoB) e Léo Kret (PR), e a delegada Patrícia Nunes (PMDB). A candidata Porreta da Mata Escura (PSL) permaneceu no segundo trio até o fim do percurso. O vereador e também candidato a deputado estadual Lula Maciel (PT), de Lauro de Freitas, histórico apoiador do ADAMOR, esteve no trio, andou parte da caminhada e recebeu o reconhecimento da comunidade LGBT local.

Ao longo da semana, o Grupo ADAMOR recebeu ilustres visitas políticas na sede provisória. Dentre elas, a do deputado federal e candidato à reeleição Luiz Alberto (PT), na quarta 29. Ele relatou que o seu mandato se pauta pelo debate de raça e gênero, motivo pelo qual não podia deixar de comparecer a pelo menos uma atividade da Parada LGBT em um município de grande maioria negra. A pedido do Fórum Baiano LGBT, o deputado escreveu um depoimento de apoio ao evento, que pode ser lido na íntegra ao final da matéria.

Durante a semana, em parceria com o Grupo Fênix, o Grupo Adé Diversidade, a Rede Afro LGBT e o Fórum Baiano LGBT, o ADAMOR promoveu rodas de conversas em várias escolas do município sobre prevenção ao HIV/Aids e hepatites virais. As ações deram tanto resultado que a direção do grupo foi procurada para levar as rodas a outras escolas e turmas, e prometeu promover rodas semelhantes em outras épocas.

De acordo com o Presidente Márcio Santos, “a população sebastianense está de parabéns por ter demonstrado mais um ano que está aberta a enfrentar e combater a homofobia, assim como manifestar todo o respeito à diversidade LGBT”. Continua Márcio: “Isso pôde ser observado através do comparecimento em massa da comunidade local que de forma evidente apresentou o engajamento na nossa luta, e o respeito por todos e todas”.

Márcio Santos agradeceu o apoio da comunidade LGBT baiana e sergipana que colaborou nas atividades promovidas pelo ADAMOR. “Mais uma vez parabenizo e agradeço a todos os munícipes e visitantes que com certeza contribuíram e continuarão contribuindo para estabelecer o respeito e o cumprimento da constituição quando diz que todos e todas são iguais perante a lei”, destaca o Presidente do ADAMOR.

0 comentários:

Postar um comentário